
Fundamental para identificar precocemente possíveis anomalias cardíacas congênitas, permitindo planejamento e intervenção adequados.
Um exame não invasivo e seguro para a gestante e o bebê, oferecendo informações valiosas para a saúde futura.
A ecocardiografia fetal é um exame especializado de ultrassom que possibilita a avaliação detalhada do coração do bebê ainda durante a gestação. Este procedimento de alta sensibilidade permite aos pais e à equipe médica uma compreensão aprofundada do desenvolvimento cardíaco fetal, identificando precocemente qualquer desvio da normalidade. Sua realização é crucial para o diagnóstico antecipado de possíveis anomalias cardíacas congênitas, um passo fundamental que possibilita um planejamento adequado para o momento do nascimento e a organização dos cuidados médicos necessários após o parto, garantindo a melhor assistência possível ao recém-nascido.
Realizado pela Dra. Bruna Romão, que possui uma sólida especialização em Ecocardiografia, este exame é reconhecido por sua segurança e por ser completamente não invasivo para a gestante e o feto. A ecocardiografia fetal é recomendada em diversas situações, incluindo casos de histórico familiar de doenças cardiológicas, diabetes gestacional (complementando o pré-natal de alto risco), uso de certas medicações durante a gravidez ou em outras situações indicadas pelo médico obstetra para um acompanhamento mais aprofundado. O diagnóstico precoce de condições cardíacas pode fazer toda a diferença no prognóstico e na qualidade de vida do bebê, permitindo intervenções e planos de cuidado que visam o melhor desenvolvimento e bem-estar desde os primeiros momentos da vida.
É um exame que, com a ajuda de ultrassons, permite analisar detalhadamente todos os vasos que chegam e saem do coração e todas as válvulas, permitindo desta forma confirmar com segurança a normalidade do órgão ou detectar malformações cardíacas fetais, quando presentes.
Não. Os exames com ultrassons durante a gravidez realizam-se sem perigo há mais de 25 anos e não têm radiação.
Claro. O seu marido ou qualquer familiar é bem-vindo. Lembramos, entretanto, que os celulares deverão ser desligados por interferirem na concentração da médica. Os acompanhantes também deverão se manter em silêncio. A ecocardiografia fetal analisa um órgão que mede entre 1 a 4cm, sendo necessário muita atenção!
A médica cardiologista pediátrica que se especializou em ecocardiografia de crianças e fetos. A presença de algum assistente médico poderá ocorrer.
Infelizmente não. Alguns médicos já solicitam este exame como rotina, complementando o ultrassom morfológico. A maioria solicita o exame apenas em situações como diabetes na gravidez, gravidez anterior com filho cardiopata, translucência nucal aumentada, idade materna avançada, suspeita de malformação cardíaca ou outra malformação durante a presente gravidez.
Não. As grávidas podem sentir-se impressionadas pelo silêncio no princípio do exame, pois este é o momento em que o médico tem que se concentrar para fazer um exame minucioso.
Depois de entrar na sala de ecocardiografia, você vai deitar-se para o exame. A médica vai "passear" suavemente com a sonda na sua barriga e aparecerá a imagem do coração do bebê na tela da televisão. Todo o exame durará entre 15 e 60 minutos, dependendo da posição do bebê e outros problemas que surjam.
Pode ser pedido para voltar: quer porque a ecocardiografia foi feita cedo demais em relação ao que queremos observar, quer porque a posição do bebê não permitiu um exame rigoroso.
A ecocardiografia consegue detectar a maioria dos problemas, mas há algumas anomalias que só se diagnosticam quando o bebê nasce. No entanto, estas não irão interferir na sobrevida do bebê, nem no evoluir da gravidez.
Não. A ecocardiografia fetal não é um ultrassom de todo o bebê, mas sim um "morfológico do coração" profundo e detalhado, onde toda a tela é tomada pela imagem cardíaca. A demonstração do rosto do bebê e o cálculo do peso fetal não fazem parte deste exame.
Cuidado que acolhe, excelência que transforma.
Nós e os nossos parceiros utilizamos cookies para armazenar e aceder a informações no seu dispositivo. Esses dados são usados para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do site. Você pode negar ou gerenciar suas preferências.